Sociedade

Viagem | Xico Simonini

Formando Desconhecido!

 

Espero serem estas palavras a verbalização de um sonho, de uma utopia que se renova e pulsa diante de nós, atingindo familiares e amigos, aqueles entes, tais e quais, contribuintes tanto e quanto para  que você pudesse alcançar este patamar.

 

Aí está a sua, a minha, a nossa Sociedade! Sociedade esta que espera e necessita muito de você. Você que lutou, perseguiu e está recebendo o último dos instrumentos necessários para a construção de um mundo mais justo e digno.

 

Estas Colações de Grau têm um significado especial tal e qual a linha de chegada de estafante maratona. Entretanto, chegou o momento de receber os louros da vitória. Você os merece! Você venceu! Portanto, direi, apenas, Formando Desconhecido, que isso faz bem e nos traz a certeza de que seguirá sua trilha vitoriosa, agora  e sempre, para todo o sempre.

 

Lute sempre a boa luta, esteja sempre do lado certo, certamente, o mais difícil. Jamais abra mão daqueles princípios fundamentais que enobrecem, dignificam e honram a condição do Ser Humano.

 

Formando Desconhecido!

 

Você soube viver o sonho nessa trajetória junto à Academia… Mestres… Colegas… Amigos… Na construção da concretude de um degrau que se coloca diante de novas vidas.

 

No cotidiano profissional, esteja sempre praticando as virtudes, virtudes estas que distinguem as pessoas do bem.

 

Tudo está feito… Nada está acabado… Este é um começo… Este é um caminho… Continuar a luta será a afirmação de quem sabe ultrapassar os desafios impostos vida afora, vida adentro.

 

Formando Desconhecido!

 

Apoiando em algumas palavras, frases e pensamentos da imortal canção “Viagem”, de João de Aquino e Paulo Cesar Pinheiro, vamos, Formando Desconhecido, vamos sim, vamos viajar…

 

“Já raiou o dia, vamos viajar,

Vamos visitar a estrela-guia da manhã raiada.” A busca de novos horizontes,

Novas jornadas… Novas vitórias… “Vamos espalhando música no ar.”

 

 Melodia… Ritmo… Harmonia… No Compasso ternário doHumanismo… Dignidade… Verdade… O viajar pleno na busca do SER mais do que do TER mais… Sim! Formando Desconhecido, o SER mais de uma “estrela-guia da manhã raiada…” Num esplendoroso clarão de lua, a iluminar nossos caminhos, sempre e sempre mais, iluminados, muito mais…

 

“Cavalgando no cavalo baio…

O alazão da noite, cujo nome é raio, é raio de luar…”

 

E viva, pois, o sonho, Formando Desconhecido, pois o sonho não termina aqui nesta nossa viagem, que há de se prolongar, “vamos espalhando música no ar…” Vivamos todos e, principalmente, celebremos todos! A utopia é parte de nossa crença no Ser Humano, na construção de uma Sociedade Igualitária, total do tudo para todos… O viajar viajando nesta viagem plena… O esplendoroso clarão da lua iluminando nossos caminhos sempre e sempre mais, para todo o sempre.

 

Formando Desconhecido!

 

       Viaje, então, siga em frente! Há horizontes Vastos… Espaçosos… Amplos… Dilatados… Para serem conquistados e compartilhados…

 

Fotografia de Xico Simonini

 

Francisco Simonini da Silva (Xico Simonini)  nasceu em Viçosa, MG, no dia 18 de novembro de 1941. Em sua cidade natal, em Belo Horizonte (MG), Florestal (MG), Pará de Minas (MG), Divinópolis (MG), Piracicaba (SP), Assis (SP), Primeiro de Maio (PR), Juiz de Fora (MG), Cataguases (MG), Ponte Nova (MG) e, recentemente em Santo Antônio de Pádua (RJ) construiu sua trajetória de professor e administrador do sistema educacional, além de marcante atuação na imprensa e na militância político-partidária. Aposentou-se como professor-adjunto na Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde exercia suas funções no Departamento de Educação, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Vem atuando, há mais de cinquenta anos, no sistema educacional público e privado (da educação infantil à pós-graduação), no ensino, pesquisa, extensão e administração. Por iniciativa individual ou coletiva participou da fundação de uma dezena e meia de escolas e cursos em todos os níveis. Sua trajetória é marcada por vigorosa atuação política, partidária e sindical e em campos diversos, como músico, desportista, comentarista esportivo, escritor, poeta, chargista e responsável pela publicação do semanário viçosense “Muzungu”.

 

Qual é a sua reação?

Gostei
2
Adorei
23
Sem certezas
0

Também pode gostar

Os comentários estão fechados.

More in:Sociedade