
Imagem: Lusa - Luis Miguel Fonseca
Azagaia não escreveu canções. Escreveu manuais de alfabetização cívica.”
Precisamos desmontar a arquitectura política da sua poesia, mostrando que ele não fazia apenas música de protesto. Ele construía uma pedagogia cívica radical.
“Há artistas que entretêm.
Há artistas que emocionam.
E há artistas que incomodam.
Azagaia escolheu incomodar.”
“Calaste”
“Eu pelo menos não menti / Disse a verdade na tua cara, e tu? Calaste.”
Azagaia não nos perguntava se gostávamos da música.
Perguntava se éramos cúmplices do silêncio.
A arte, na tradição dominante, consola.
Azagaia perturbava.
Ele desmontou a ideia colonial de arte como ornamento e devolveu-lhe a sua função ancestral africana: interpelar a comunidade.
A poesia dele não queria aplauso.
Ǫueria posicionamento.
A excelência poética dele não está na estética pela estética; está na sofisticação
ética de obrigar quem ouve a tomar posição.
Azagaia fez algo raro:
transformou música em educação popular.
Enquanto muitos rappers rimavam para entreter,
Azagaia rimava para ensinar a pensar.
de ABC do Preconceito:
“Igualdade só existe na matemática.”
Em uma linha ele desmonta séculos de hipocrisia.
De As Mentiras da Verdade:
“Cuidado com as mentiras da verdade.”
“Eles fazem-te pensar que tu sabes / mas não sabes / cuidado com as mentiras da verdade.”
Ele ensinou uma geração a desconfiar.
E desconfiar é o primeiro passo da cidadania.
Num país treinado para obedecer, ele ensinou a suspeita crítica.
Ele dizia:
não aceitem a versão oficial;
interroguem a narrativa;
perguntem quem lucra com aquilo que vos mandam acreditar.
Isto é literatura no seu grau mais alto:
quando não transmite respostas, mas fabrica consciência interrogativa.”
Como diria Paulo Freire, a libertação começa quando o oprimido aprende a ler criticamente o mundo.
E então:
Azagaia fez isso com batida e rima. E não precisou de elevados graus académicos para o efeito.
“Nós, eu e tu da Geração 18 de Março, talvez não tenhamos sido criados por Azagaia.
Mas fomos convocados por ele.”
“Ele não nos pediu aplausos.
Pediu presença.”
Em A Marcha:
“Se te cansaste de pedir favores / então venha para a marcha.”
Aqui está a transformação:
a estética torna-se ética.
A música torna-se movimento.
O fã torna-se cidadão.
Ou seja, Azagaia não era o único artista que denunciava.
Mas Azagaia ía para além, organizava… e continua a organizar a partir de onde está
Ele não romantizava indignação passiva.
Transformava frustração em direcção política.
A sua obra tem verbo de acção:
levanta, marcha, recusa, exige, organiza, fiscaliza.
É por isso que ele fala tão profundamente à Geração 18 de Março.
Porque essa geração herdou dele uma tarefa:
não transformar lucidez em cinismo,
mas em participação.
Sabemos o que significa viver num tempo em que falar tem custo.
Mas Azagaia ensinou-nos que o custo do silêncio é sempre maior.
A pergunta hoje não é: o que Azagaia fez?
A pergunta é: o que fazemos nós com o que ele nos deixou?”
Ele deixou-nos 4 tarefas:
1. Coragem para
falar (Calaste)
“Num tempo de medo, falar é um acto político.”
2. Coragem para
pensar (As Verdades)
Ele ensinou-nos que patriotismo não é obedecer. É questionar.
3. Coragem para
agir (Declaração de
Paz) “A paz não é
silêncio.
Paz sem justiça é apenas pausa.”
4. Coragem para sonhar um país
(Minha Geração)
“My generation will govern this nation.”
Isto não era arrogância.
Era responsabilidade geracional.
“A revolução começa quando a nossa gente souber dizer não.”
E então:
“Celebrar Azagaia não é citá-lo.
É continuar o trabalho inacabado da sua palavra.
Se a sua poesia continua viva, não é porque a repetimos.
É porque a actualizamos em prática cívica:
quando exigimos prestação de contas;
quando recusamos autoritarismo;
quando defendemos espaço cívico;
quando escolhemos participação em vez de resignação.”
Azagaia provou-nos que uma rima pode abrir uma fissura na história.
Cabe-nos decidir
se essa fissura será apenas memória
ou passagem.
Porque Azagaia não nos deixou um repertório.
Deixou-nos uma responsabilidade.
Azagaia morreu.
Mas Azagaia não terminou.
Porque artistas morrem.
Ideias não.
Enquanto houver um jovem que se recuse a vender a consciência, Azagaia vive.
Enquanto houver uma mulher que exija dignidade, Azagaia vive.
Enquanto houver um cidadão que transforme indignação em participação, Azagaia vive.
O maior tributo que podemos prestar-lhe não é cantar as suas músicas.
É continuar a sua coragem.
Azagaia não nos pediu
memória. Pediu
continuidade.
“Ǫuando eu disser Aza…”
plateia:
“Gaia!”
“Ǫuando eu disser
cidadania…” Vocês dizem:
“acção!”
Ǫue saiamos daqui a pensar:
“o que é que eu vou fazer com esta inquietação?”
A jornada é longa, dura e espinhosa, mas temos que vencer!
=Geração 18 de Março, a minha geração.=
Adozinda Esmeralda Maviga é uma activista social, defensora dos
direitos humanos e promotora da participação cívica e política de jovens e mulheres em Moçambique, com mais de 10 anos de experiência em advocacia, mobilização social e defesa dos direitos humanos.
Ao longo da sua trajectória, tem estado envolvida em iniciativas que procuram ampliar a participação de jovens nos processos cívicos e políticos, promover a igualdade de género e fortalecer a capacidade da sociedade civil de exigir maior responsabilização das instituições. É parte da coordenação da Young Women Leaders Network of Mozambique e é também co-coordenadora da Geração 18 de Março, um movimento juvenil nacional que se destacou na organização da marcha em homenagem ao artista Azagaia em 2023 e tem estado activamente envolvido na defesa dos direitos humanos, na participação cívica e na mobilização social. No contexto das manifestações pós-eleitorais, Adozinda integrou a coordenação da resposta de apoio às vítimas e sobreviventes, contribuindo para a documentação de violações de direitos humanos, assistência jurídica, encaminhamentos médicos urgentes, apoio psicossocial, mobilização de recursos e sensibilização pública. Através deste trabalho, a Geração 18 de Março apoiou centenas de famílias afectadas pela violência pós-eleitoral, incluindo famílias que perderam os seus familiares, pessoas feridas e sobreviventes de diferentes formas de violência.
A sua experiência de activismo inclui ainda a mobilização em defesa do acesso à informação e dos direitos digitais. Em 2024, co-organizou e participou na mobilização que contestou o aumento das tarifas mínimas de Internet, contribuindo para a suspensão da medida pelo regulador das comunicações. O seu percurso é marcado pelo compromisso com uma sociedade moçambicana onde jovens e mulheres não sejam apenas destinatários das decisões, mas actores activos na construção dos processos políticos, sociais e democráticos do país.
Qual é a sua reação?
Gostei
5
Adorei
3
Sem certezas
0










