Política

Gorilas e gorilas | Xico Simonini

Contemporâneo… Atual… Hodierno… Mais do que nunca e nunca do que mais…

 

Os Home tão a cavaleiro, deitando e rolando e gozando, por cima da carne-seca, comendo, lambiscando e papando e, de lambuja, mamando, sugando e chupando naquele tal e qual de impávido colosso, nem tão colosso assim, não, nem tão impávido também assim, não. Ah! Brasil varonil de encantos mil, substituído pelos brasis invaronis de desencantos mis e vis.

 

Portanto, em sendo assim e assim sendo, um passeio pelas páginas do livro “In-Defini (Ções) Tivas Desta Tia Zanza e Deste Sobrinho”, lá está, o texto que se segue, número 326, de 21/09/2018, chupado da página 217. Claro, lógico e evidente com a anuência Daquela Tia e Daquele Sobrinho. Repetindo, um texto contemporâneo, atual e hodierno. Então, vamos lá:

 

  • “Sobrinho, sempre estudando, aprendendo e conhecendo, né? Esta Tia, seguindo esta máxima, resolveu dar umas e outras passeadas pelos passeios da chamada Biologia Animal. Interessante, Sobrinho Meu, de cara, dou de cara com a cara de um animal ‘sui generis’. Parecidíssimo conosco e até mesmo nosso parente.

 

  • E que criatura é Esta, Tia Zanza?

 

  • O Gorila, Sobrinho Meu!

 

  • E o que Esta curiosa Tia descobriu sobre este curioso quase humano ser?

 

  • Sobrinho, um mamífero primata pertencente ao gênero ‘Gorilla’,

encontrado nas Africanas florestas tropicais.

 

Noves fora o deturpar, Sobrinho, Gorilas estão ‘ispaiado’ por todo este mundo de Deus Meu. Compartilham 98 a 99 por cento do DNA conosco, Sobrinho, nós, seres humanos. Barato este que faz dos Gorilas um dos parentes vivos mais próximos do homem. Existem, deturpando traveis, mundo afora, mundo adentro, duas espécies de gorilas, Sobrinho Meu: O Gorila Quadrúpede e o Gorila Bípede. As diferenças entre as duas espécies são poucas, onde se destaca uma coloração de pelo diferenciada. Uma tonalidade verde, Sobrinho, um verde, verde-oliva. Caminham, floresta adentro, floresta afora, em bandos, como se comandados por ordem unida fossem, num garboso ‘Ordinário, marche!’

 

  • E aí, Tia Zanza? Este Sobrinho tá super interessado neste papo gorilento, Tia.

 

  • Animais inteligentes, mas numa ‘dei uma fraquejada’, nasce

algum de esgarçado, desfiado e rasgado cérebro. Assim, alguns fraquejados Gorilas carregam feições carregadas de feições amarradas, antipáticas, achaparradas e atadas. Falantes, não pelas bocas, mas vomitantes por excretores canais outros. Expressões tais e como, como e tais expressões, ‘Eu prendo… Eu mato… Eu arrebento…’ ou ‘Prefiro o cheiro de cavalo ao de gente.’

 

  • Tadinho dos Gorilas, Tia Zanza! São assim mesmo?

 

  • Com o perdão dos Gorilas Outros, existem espécimes, arquétipos e modelos que sim, Sobrinho! Nascem, Vivem, Morrerão, desajustadamente, Prendendo… Matando… Arrebentando… Frases, pensamentos e atitudes abominosas, abomináveis e abominadas.

 

  • Entendi, Tia Zanza, Este Sobrinho compreendeu! Escracham lares, mães, avós, filhos e netos… Pobres, índios, negros, quilombolas, LGBTQI+…

 

Mas, Ô Tia! Xá pra lá! Os Tadinhos… Os Sofridos… Os Coitados… Dos Gorilas, os Gorilas mesmo, Tia! Que eles nos perdoem a audácia da comparação.”

 

*In – Defini (Ções) Tivas Desta Tia Zanza e Deste Sobrinho. Silva, Francisco Simonini da (Xico Simonini), Viçosa-MG. Muzungu Comunicação, 2020. 260 páginas. Texto 326, página 217.

 

Fotografia de Xico Simonini

 

Francisco Simonini da Silva (Xico Simonini)  nasceu em Viçosa, MG, no dia 18 de novembro de 1941. Em sua cidade natal, em Belo Horizonte (MG), Florestal (MG), Pará de Minas (MG), Divinópolis (MG), Piracicaba (SP), Assis (SP), Primeiro de Maio (PR), Juiz de Fora (MG), Cataguases (MG), Ponte Nova (MG) e, recentemente em Santo Antônio de Pádua (RJ) construiu sua trajetória de professor e administrador do sistema educacional, além de marcante atuação na imprensa e na militância político-partidária. Aposentou-se como professor-adjunto na Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde exercia suas funções no Departamento de Educação, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Vem atuando, há mais de cinquenta anos, no sistema educacional público e privado (da educação infantil à pós-graduação), no ensino, pesquisa, extensão e administração. Por iniciativa individual ou coletiva participou da fundação de uma dezena e meia de escolas e cursos em todos os níveis. Sua trajetória é marcada por vigorosa atuação política, partidária e sindical e em campos diversos, como músico, desportista, comentarista esportivo, escritor, poeta, chargista e responsável pela publicação do semanário viçosense “Muzungu”.





Qual é a sua reação?

Gostei
6
Adorei
11
Sem certezas
1

Também pode gostar

Os comentários estão fechados.

More in:Política