
É indiscutível o papel central das mulheres na construção da poesia contemporânea. Durante séculos, foram forçadas a permanecer nas sombras da literatura, mas resistiram e hoje ocupam lugares de destaque nos palcos literários e académicos. A poesia sempre teve uma relação complexa com a figura da mulher, muitas vezes tratada como musa ou símbolo de algo inatingível, uma voz silenciada sobreviveu a essa trajetória marcada por desafios, reivindicações e vitórias não como objeto de inspiração, mas como criadora, voz e pensamento.
O impacto das mulheres na poesia, os desafios históricos que enfrentaram e o modo como a sua escrita se tem tornado cada vez mais uma revolução da palavra, empoderando mulheres e dando visibilidade a vozes femininas muitas vezes abafadas.
Neste ensaio poético, reforço o papel da mulher desde objeto de inspiração nas poesias clássicas às barreiras enfrentadas pelas poetisas ao longo da história até essa insurreição feminina na “revolução da palavra” e no impacto da subjetividade no contexto literário atual.
A poesia, enquanto arte espelha-se com a própria arte, pois a razão de ser de qualquer arte é também uma forma de linguagem: “a arte de poetizar”.
Mergulhada na essência humana, tem um longo histórico de representações femininas que foram, muitas vezes, moldadas por uma lente patriarcal.
Historicamente, as mulheres foram musa ou símbolo de algo inalcançável e frequentemente representadas como figuras idealizadas de beleza, amor ou dor. Mas a trajetória da mulher na poesia não se resume a uma posição subalterna,
ela é simultaneamente musa e criadora, nesse desafio às barreiras da tradição desempenhando um papel ativo na construção do discurso poético e enfrentaram grandes desafios para serem ouvidas e reconhecidas.
A literatura era uma esfera predominantemente masculina, em que as mulheres eram frequentemente excluídas ou, quando incluídas, confinadas a determinados papéis.
No cânone da literatura clássica, a mulher aparece como um símbolo de beleza transcendental, uma ideia de perfeição que se destina a inspirar o artista. A poesia de autores como Petrarca ou Dante Alighieri reflete esse idealismo romântico, onde a mulher, frequentemente é vista à distância, como figura idealizada que o poeta observa com reverência. Este tipo de representação tem implicações profundas: as mulheres são reduzidas ao papel de objeto, fantasia, inspiração e idealização masculina onde a musa não fala, não age, apenas inspira. Este movimento, que se inicia no campo literário, não é exclusivo da poesia, ela reflete uma realidade social e cultural mais ampla, em que a mulher era muitas vezes confinada ao papel de figura decorativa. No entanto, ao longo do tempo, esse ideal foi sendo desconstruído, na contemporaneidade a mulher já não é apenas o objeto de desejo ou beleza; ela é também a criadora, a narradora, a reflexiva.
O silêncio e a resistência são inegáveis. Por muitos anos, as mulheres foram deixadas à margem da história literária. Cristina de Pisano, no século XIV, foi uma das primeiras vozes femininas a questionar a marginalização da mulher na literatura e na sociedade. Na sua obra “A Cidade das Damas” não só defende a voz feminina, como também proporciona uma reinterpretação da história, oferecendo uma visão alternativa à narrativa patriarcal predominante.
Nos séculos seguintes, muitas mulheres poetas enfrentaram as dificuldades de serem publicadas ou de serem reconhecidas como autoras legítimas. Embora a literatura clássica tenha sido dominada por homens, algumas vozes femininas conseguiram emergir, apesar da resistência social e literária.
A poesia feminina durante este período, mais do que qualquer outra forma de arte, tornou-se uma maneira de resistir ao silêncio imposto.
Mulheres como Emily Dickinson, Sylvia Plath ajudaram a abrir caminho para uma visão mais complexa e multidimensional da experiência feminina. A mulher começa a escrever não só sobre o mundo, mas sobre si mesma, deixando de ser a mera inspiração para ser, ela mesma, a autora do seu destino.
Vozes emergentes desafiam as convenções literárias e sociais, a revolução feminina na poesia utiliza a própria poesia como uma ferramenta de empoderamento e de autonomia criativa. Não se limita a temas de igualdade de género, mas explora a subjetividade feminina, os sentimentos de alienação, a sexualidade, a identidade e a opressão.
A mulher poetisa não se limita a falar do seu lugar na sociedade; ela questiona, reflete, interage com o mundo e com as outras mulheres, criando uma linguagem própria, livre das imposições e das expectativas da sociedade patriarcal. A representação da mulher na poesia moderna e contemporânea é uma abertura para o múltiplo.
A “palavra” na poética feminina reflete, muitas vezes, uma introspeção profunda, no caminho da autoaceitação. A mulher poética não fala de identidade de género, mas de identidade enquanto ser humano, da sua relação com o corpo, com a alma e com o mundo.
Na contemporaneidade, a poesia feminina revisita temas universais como a solidão, o amor, o medo e a esperança, mas sempre na perspetiva de uma experiência subjetiva e única. Poetas como Rupi Kaur, na poesia visual, ou Warsan Shire, nos seus versos densos e cheios de emoção, tornaram-se vozes amplificadas no debate sobre a mulher no século XXI, e falam de conflitos, de resistência, resiliência como poderosa ferramenta de expressão.
Através de vozes potentes e inovadoras, como a cena poética da lusofonia feminina e os exemplos de Adelaide Ivánova e Ana Luísa Amaral, estas autoras questionam e propõem uma nova forma de ver o mundo literário, onde as mulheres são agentes e protagonistas da sua própria história assumindo papéis fundamentais na construção da poesia contemporânea.
A visibilidade da poesia feminina portuguesa no panorama literário global é agora reconhecida pela capacidade de transcender a dor e de se manifestar como arte, ao abordar questões como o corpo feminino, a solidão e a relação com o outro. A história da mulher na poesia é, sem dúvida, uma história de resistência, de silêncio e de reinvenção.
A mulher poética deixa para trás o papel passivo de musa e assume o lugar de criadora, pensadora e protagonista um campo vibrante e diversificado, onde várias vozes se encontram, se misturam e se tornam uma verdadeira revolução literária, um movimento proativo que não só redefine o lugar da mulher na literatura, como também contribui para a construção de um mundo mais igualitário e autêntico.
É fundamental que a poesia feminina continue a ser amplamente reconhecida e celebrada, pois ela não só representa a experiência feminina, mas também a experiência humana universal. O futuro da poesia passa, certamente, pela visibilidade, pelo empoderamento e pelas vozes femininas que, ao longo da história, têm, finalmente, conquistado o seu espaço.
Há palavras que nascem já em grito, outras escorrem lentas, como água que se molda à pedra, essas foram as vozes que romperam o silêncio, primeiro musas, depois murmúrios e agora eco. Durante séculos, páginas em branco, sombras de versos escritos por mãos alheias, mas o silêncio não é eterno e a poesia sempre encontra uma fresta por onde respirar.
Tantas vezes foi inspiração, ergueu-se e fez-se voz, rasgou os véus, desfez os mitos, pegou na pena e escreveu-se.
Escondida, sob nomes falsos, sussurrando em margens interditas no aqui e no agora, de rosto erguido, de peito aberto, assume-se inteira, sem medo, um trovão que não se pode calar, um corpo que escreve, a palavra que se liberta da boca que não fala, da pele que inspira, do desejo que não se pode tocar. Mas os homens escreviam-nas. Cantavam-nas. Imortalizavam-nas sem lhes dar voz, Laura para Petrarca, Beatriz para Dante, apenas imagens desenhadas com tinta e saudade. Mas a musa cansou-se de ser prisioneira do olhar.
…E então, a mulher tomou a palavra.
Primeiro, num tom contido, como quem caminha sobre um chão que não lhe pertence. Emily Dickinson escrevia cartas ao silêncio, Sylvia Plath gritava dentro de um quarto fechado, um lume aceso na garganta, uma fenda por onde a voz fugia. Havia sede, havia pressa, a poesia era o espelho e a revolução.
A mulher começou a escrever-se inteira: o corpo que sangra, a pele que deseja, a dor que queima, a liberdade que grita. Se antes os versos femininos eram cautelosos, hoje são tempestade, são faca e cura, são fogo e renascimento. Rupi Kaur desenha feridas abertas, Warsan Shire encontra palavras na ruína. A poesia feminina de hoje não pede licença, ela invade, desafia, reinventa-se.
A sua poesia já não é um lamento tímido entre páginas amareladas – é um manifesto, um levante, um corpo que dança em cada estrofe.
As mulheres poetas são as vozes que ecoam no tempo. No chão de mares revoltos, também teceram palavras contra o vento: Sophia de Mello Breyner, com o seu mar imenso de metáforas fez do poema um lugar, Ana Luísa Amaral escreveu o desejo sem culpa, abriu portas que antes estavam trancadas. Maria Teresa Horta, Natália Correia, mulheres que desafiaram convenções, que escreveram sem medo, sem desculpas e sem limites. E outras vozes se erguem, traçando novas rotas, novas margens, porque a poesia feminina não é um só rosto, uma só pele, uma só história, ela é múltipla, infinita, em constante reinvenção da literatura global.
A palavra é um território livre, a poesia feminina é isto: um regresso à casa que sempre nos pertenceu, mas que nos quiseram negar. É um corpo em papel, é uma alma em verso, é um grito que se recusa a morrer.
Escrevemos para existir.
Escrevemos para ser.
Escrevemos porque a nossa voz é a nossa eternidade.
Fernanda de Queýroz
Fernanda de Queýroz nasceu em Paredes, 1 de setembro de 1964. Exerce funções de mediação cultural no Centro Cultural de Paredes, licenciada em Psicologia ULP, especialista em Psicologia Transpessoal pelo ISPA. Estudou Pintura e Escultura na FBAUP, Faculdade de Belas Artes do Porto, entre outras formações. Frequenta aulas de História de Arte na Faculdade Letras Universidade Porto, desde 2023. Atualmente a terminar Pós-graduação em Direção de Arte no Escola Superior Artes Porto. Psicóloga e Artista Plástica, exerce funções de psicóloga clínica no Gabinete 285, Leça da Palmeira, Porto. Apresentou o programa “Poetas do Mundo” na Radio Transforma Já editou os seguintes livros de poesia: Sopro de poesia à Procura de um Corpo; Poemas Ex-quisitos; Rosa Claro; Micro Poemas às flores; Criado Mudo; Micro Poemas aos frutos e Micro Poemas aos Laços. Faz parte dos corpos sociais da revista Incomunidade.










