Cultura

A casa abandonada, seguido de 7 fragmentos noturnos | Henrique Dória

Foto de Martin Dalsgaard

A CASA ABANDONADA

 

Se entrar ficarei com o coração partido e não conseguirei conter as lágrimas. Mas se não entrar o meu coração ficará também partido e as lágrimas serão mais dolorosas porque serão apenas por dentro. Olho as glicínias à entrada. Há quantos anos não são podadas nem regadas! Mas persistem em viver. Olho o amarelo torrado da frontaria e o vermelho da porta da sala. Ainda persistem na minha memória, embora estejam transformadas em sombras. Ao lado, o grande portão de entrada no pátio resiste a apodrecer ainda que os adobes em volta mostrem a sua nudez triste. No chão, jaz o esqueleto de uma bicicleta. O telhado vai-se afundando, contorcendo-se com uma dor insidiosa e lenta. Não sei como sobrevivo a tanta ausência, a tanta perda de luz e de ternura. Porém, tenho de sobreviver. Não houve nenhuma guerra, nenhum terramoto, nenhuma batalha. Apenas a vagarosa foice da ceifeira do tempo, enquanto a avó acendia o lume e colocava a carne a cozer na panela de ferro com três pés e o avô, enxada cansada, acariciava o mistério tão próximo e tão distante do gato estendido no seu colo. Sinto, ao longe, o cheiro do vinho a fermentar, o odor quente do bagaço queimado, o sabor do bacalhau, das batatas, das cebolas e dos pimentos metidos em espetos de ferro e assados na fornalha da destilaria, o azeite quente, os risos comendo todos da grande travessa. Na velha casa dos meus avós, o celeiro ao lado desmoronou-se. As trancas jazem, no chão, apodrecidas. As fechaduras roídas pelo vento já de nada valem. Entrar seria fácil. Entrar é já impossível.

 

7 FRAGMENTOS NOTURNOS

 

 Acima de tudo, Ulisses queria preservar a sua dignidade, porque a sua história mente muito mais do que ele.

                                    __________

Que culpa pode haver em nós se temos sonhos?

                                    __________

Que sonhos terão um torcionário, um assassino ou um genocida? Certamente apenas pesadelos que os impelem ao crime.

                                    __________

Como poderemos ter sido feitos à imagem e semelhança de Deus se Ele está sempre e em toda a parte e nós somos tão limitados no tempo e no espaço?

                                    __________

Há um Deus superior a todos os deuses: o Nada que nos rege.

                                    __________

Há em todo o céu uma mentira e em toda a terra uma verdade.

                                    __________

A verdade está em cada homem, porque é único e universal, e portador do bem e do mal.

 

 

Fotografia de Henrique Dória

 

É advogado e colaborou no Diário de Lisboa Juvenil e nas revista Vértice e Foro das Letras. Tem quatro livros de poesia e três de prosa publicados. É diretor da revista online incomunidade.com, e da radiotransforma.

Qual é a sua reação?

Gostei
2
Adorei
2
Sem certezas
0

Também pode gostar

Os comentários estão fechados.

More in:Cultura