Cultura

Racionais irracionais | Xico Simonini

RACIONAIS IRRACIONAIS

 

Pode ser que sim… Pode ser que não… Herculano!

 

      O português Alexandre Herculano, do alto de seus 67 anos de intelectualidade, lapidou a máxima: “Quanto mais conheço os homens, mais eu admiro os animais.”    

 

     Pode ser que sim… Pode ser que não… Herculano! 

 

     Muitos discordarão, outros tantos concordarão.

 

     O homem é o Ser pertencente à espécie viva se distinguindo das outras por dotado de inteligência, podendo elaborar conceitos e realizar outras atividades intelectuais. Isso é Ser Humano. Racional, alguém que é dotado e faz uso da Razão… Raciocina… É razoável… Está conforme a Razão. Uma característica que o separa dos demais animais.          

 

     Pode ser que sim… Pode ser que não… Herculano!

 

     O antônimo de Racional, Irracional é. Ou seja, alguém Estúpido… Bronco… Tapado… ou, indo além, é aquele alguém portador de uma atitude Despida de Raciocínio. 

 

     Pode ser que sim… Pode ser que não…  Herculano! 

 

     Viajando pelas páginas da História, a Mestra da Vida, percebe-se sua clareza, limpidez e transparência, embora, escrita sempre e quase sempre pelos vencedores.

 

      Então, excluindo a Pré-História, por razões óbvias, o registro dos acontecidos nas tais e quais quatro Idades… Antiga… Média… Moderna… Contemporânea… Não espelha nada, absolutamente, nada dignificante, sublime ou brilhante para o denominado Ser Humano… Homo Sapiens… Ser Racional – O Homem! 

 

      Pode ser que sim… Pode ser que não… Herculano!

 

      Em sendo assim e assim não sendo, Herculano, a História registra, em suas páginas, a maioria esmagadora de fatos, acontecimentos, episódios e peripécias que fazem qualquer um duvidar deste Pode ser que sim… Pode ser que não… E, radicalmente, cravar como insofismável verdade no pensamento daquele português, e até ousar acrescentar algumas outras palavras a ele. Claro, com a devida licença do lusitano. 

 

     Pode ser que sim, Herculano? Se sim, Herculano, lá vai:

 

     Assim, “Quanto mais conheço os homens, mais eu admiro os animais”…  E a ousadia do acréscimo? Quanto mais conheço os homens, mais eu admiro os animais e tenho a certeza de que eles, sim, os animais, são os verdadeiros Seres Racionais – os Humanos Seres!

 

     E o homem? Este, realmente o verdadeiro, autêntico e verídico Ser Irracional – o Desumano Ser! 

 

     E o Animal? Este, realmente, o verdadeiro, autêntico e verídico Ser Racional e Humano! 

 

     Pode ser que sim… Pode ser que não… Herculano! 

 

     E se verdade for, Herculano, como lapidaria seu conterrâneo Camões,

 

 

… “Cantando espalharei por toda parte,

Se a tanto me ajudar engenho e arte…”

 

… ”Cesse tudo o que a Musa antiga canta,

Que outro valor mais alto se levanta…”

 

     Assim sendo e em sendo assim, que se espalhe aos quatro cantos a nova verdade: O Homem é o Irracional, Herculano! Cessando, então, tudo aquilo que a Musa antiga cantava, pois, outro valor mais alto se levantou, Herculano! 

 

     Racionais são os Animais! E como o são, Humanos, Herculano!

  

Fotografia de Xico Simonini

 

Francisco Simonini da Silva (Xico Simonini)  nasceu em Viçosa, MG, no dia 18 de novembro de 1941. Em sua cidade natal, em Belo Horizonte (MG), Florestal (MG), Pará de Minas (MG), Divinópolis (MG), Piracicaba (SP), Assis (SP), Primeiro de Maio (PR), Juiz de Fora (MG), Cataguases (MG), Ponte Nova (MG) e, recentemente em Santo Antônio de Pádua (RJ) construiu sua trajetória de professor e administrador do sistema educacional, além de marcante atuação na imprensa e na militância político-partidária. Aposentou-se como professor-adjunto na Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde exercia suas funções no Departamento de Educação, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Vem atuando, há mais de cinquenta anos, no sistema educacional público e privado (da educação infantil à pós-graduação), no ensino, pesquisa, extensão e administração. Por iniciativa individual ou coletiva participou da fundação de uma dezena e meia de escolas e cursos em todos os níveis. Sua trajetória é marcada por vigorosa atuação política, partidária e sindical e em campos diversos, como músico, desportista, comentarista esportivo, escritor, poeta, chargista e responsável pela publicação do semanário viçosense “Muzungu”.



Qual é a sua reação?

Gostei
2
Adorei
12
Sem certezas
0

Os comentários estão fechados.

Próximo Artigo:

0 %